BARBIE MARIE

BARBIE MARIE

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012


Dicionario da Moda 

 Amorela: Tecido artificial que imita a seda. É usado em roupas femininas para o verão.
Autriches: Arranjos de plumas.
Baggy: Calça larga nos quadris, afunilada nos tornozelos.
Bajadiere: Bolsa grande.
Balconné: Decote ousado ( anos 50 ), com alças e barbatanas.
Barrete: Touca com pom pom.
Basquine: saia enfeitada usada no século XVI, muito ampla, mantinha-se aberta esticada sobre círculos. Ela se confundia com anquinha.
Body: Diz-se do maillot para uso de lingerie.
Cagoule: Espécie de hábito religioso com capuz.
Camisa Africana: Longas e abertas lateralmente.
Cannadiènne: Casaco de lã, muito esportivo, comprimento ¾, abotoamento com trespasse com 4 ou 6 botões. Nas costas pode não ter franzido.
Capa: Grande mantô, em forma circular, com capuz, usada na Espanha pelos homens. Na França era usada com o nome de capa espanhola. Na época do romantismo foram feitas em seda e muito usadas também pelas mulheres.
Chanel, Gabrielle: Mais conhecida como Côco Chanel, estilista que começou a fazer sucesso durante a primeira grande guerra. Tornou-se conhecida como uma “jovem general da moda”. Pois numa época em que as damas não podiam ter um guarda roupa opulento e representativo aonde estivessem, ela criou o seu estilo, prático e elegante que é adotado até os nossos dias. O costume Chanel não é só um costume, ele é um símbolo de sobriedade e elegância, que vem existindo desde as últimas décadas até hoje. Ele é basicamente composto de saia, casaco de lã, geralmente arrematado com passamanarias e blusa de seda com jabó ou gravata. Dá-se também o nome de Chanel ao comprimento de saia que cobre os joelhos, e aos sapatos que tem o calcanhar aberto.Chanel figura entre as primeiras figuras no mundo da moda clássica.
Dechitetures: Moda alemã do século XV adotada principalmente na corte de Borgonha, ela consistia em ter as bordas das vestes e das mangas recortadas em forma de folhas ou de flores.
Degagè: Decote livre ou gola aberta, afastada do pescoço ou colo.
Echarpe: Lenço longo e estreito que envolve o pescoço.
Escocês: Espécie de xadrez, usado pelos clãs da Escócia. É a estampa característica do Kilt.
Evasé: Quer dizer largo, dilatado. Diz-se do corte das saias, calças etc. que se abrem na parte inferior. Pode ser cortado com o tecido enviezado ou não.
Gilet: Coletes curtos, abertos ou não. A partir da época de Louis XVI, o colete foi usado com todas as roupas de homem. Ele era pequeno e sua característica sempre foi a de vestir só o peito, sendo usado para isso, belos tecidos na frente e apnenas o forro nas costas. Entre 1800 e 1830, a moda foi a de usar vários coletes superpostos. Atualmente ele é muito usado na moda feminina, tanto sozinho, como superposto a vestidos ou blusas.
Gorgurão: Tecido de seda, sulcado como o veludo cotelê.
Habillè: Literalmente vestido, popularmente, é o vestido enfeitado, luxuosão, o que não impede que seja curto.
Home Wear: Roupa pratica e conforavel, para ser usada em casa.
In: Termo muito em voga, nos anos 80, para designar tudo aquilo que está na moda.
Jardineira: Macacão esportivo que deve ser usado com camisa ou T-shirt.
Lingerie: Tecido de nylon ou seda usado para a confecção de roupa íntima feminina.
Mantille: Vinda da Espanha a versão reduzida do antigo manto, usado tanto pelas viúvas quanto pela mocinha que deviam cobrir o rosto, deixando apenas a cabeça e os ombros.
Negligè: Um tipo de roupão em tecido leve e trasparente, que se usa na intimidade por cima da camisola.
Obi: Originalmente o cinto que amarra os quimonos japoneses. Hoje indica uma tira larga de tecido, couro ou outro material sintético, que dá duas voltas na cintura e amarra com um nó na frente, é usado com qualquer tipo de roupa.
Pantalona: Calça comprida com as pernas largas, que podem ou não ter pregas na cintura.
Quimono: Roupa típica do Japão com ombros caídos e mangas largas que vêm da cintura. Tem a frente trespassada e é apenas amarrado com uma faixa ( Obi ). É a roupa característica dos esportes orientais, judô, karatê, etc..
Risca de Giz: Padrão de tecido muito característico. São riscas muito finas e claras, sobre tecido escuro.
Sarja: Tecido extremamente forte,com riscas em diagonal.
Trench-Coat: Mantô impermeável, usado pelos aviadoores ingleses. Diz-se também da capa de chuva, estilo masculino, clássico, confeccionada em gabardine beije.
Tweed: Tecido de fios retorcidos em tons mesclados.
Zuave: Calça comprida, reta, franzida nos tornozelos. Era o uniforme dos soldados franceses na Argélia.

Curiosidades Sobre a Barbie 

~> A cada dez segundos, uma Barbie é vendida no mundo.
~> Entre as meninas de três a dez anos, 100% das americanas, 98% das italianas e 93% das francesas possuem pelo menos uma dessas bonecas.
~> Uma das Barbies mais vendida até hoje foi a Maxi Hair, cujos cabelos iam até os pés. Foram mais de 10 milhões de unidades.
~> No Bicentenário da Independência dos EUA, em 1976, uma Barbie foi colocada em uma cápsula do tempo. Só será aberta em 2076, para mostras às futuras gerações como eram as mulheres daquela época.
~> Em 1999, o artista americano Tom Forsythe fotografou Barbies em poses sexys e a nudez das bonecas ilustrou 40 cartões postais. A Mattel tentou impedir a divulgação do material, mas a justiça liberou, alegando que o ensaio era apenas uma paródia e não afetava os direitos autorais do brinquedo.
~> O desenho animado Barbie em o Quebra-Nozes, de 2001, foi feito em computação gráfica e inspirado no ballet homônimo, de Tchaikovski. Na história, a jovem Clar ganha um soldado de brinquedo no Natal, mas, para sua surpresa, o brinquedo não apenas ganha vida como ela própria diminui de tamanho.
~> No Natal de 2001, a boneca (na verdade, sua fabricante Mattel) patrocinou os espetáculos de Natal da Companhia Nacional Inglesa de Ballet, em Londres e Liverpool. Na mesma época, uma coleção de Barbies com roupas de ballet foi lançada. Ken, o namorado dela, teve um uniforme dos soldados do ballet O Quebra-Nozes.
~> A editora Abril publicou durante alguns anos a Revista da Barbie. As primeiras edições (do número 1 ao 52) eram em quadrinhos. A última foi lançada em agosto de 1996.

cor-de-rosa 

cor-de-rosa é uma cor intermediária entre magenta e vermelho. Existem, porém, muitas máscaras diferentes desta cor.

Simbologia: A cor-de-rosa está profundamente ligada ao feminino. A razão desta simbologia provém, da antiguidade, atribuída à cor rosada dos lábios carnudos, seios e partes íntimas de uma mulher no ideal clássico. É hoje também relacionada com a temática do amor e da paz feminina, quando em tons claros, e com o atrevimento sedutor feminino em tons vivos e escuros. Fonte: Wikipedia escentar ou tiras algumas coisinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário